quarta-feira, 7 de novembro de 2012

DE OBAMA A NIVALDO DO SEPUMA

"Gritando de um carro de som do lado de fora da Câmara Municipal de Aracaju, Nivaldo Fernandes disse que apoiava Obama. Obama ainda não foi ouvido a respeito. Mas tudo indica que ele também apoiaria Nivaldo Fernandes."



Nivaldo Fernandes e Barack Obama. Barack Obama e Nivaldo Fernandes. Gritando de um carro de som do lado de fora da Câmara Municipal de Aracaju, Nivaldo Fernandes disse que apoiava Obama. Obama ainda não foi ouvido a respeito. Mas tudo indica que ele também apoiaria Nivaldo Fernandes. Já foi provado que se alguém sinaliza a menor simpatia pela causa obamista, conta com o apoio imediato e irrefletido de seu líder. Seja quem for. Venha de onde vier. Mesmo que o adepto em questão seja Vladimir Putin. Mesmo que o adepto em questão seja Hugo Chávez. Mesmo que o adepto em questão seja Danilo Segundo. Mesmo que o adepto em questão seja Nivaldo Fernandes.

Nivaldo Fernandes é brasileiro. Como a maioria dos brasileiros, ele não tinha nenhum motivo realmente sério para apoiar Obama. No máximo ele suspeitava que entre um candidato preto e outro branco, em uma nação com histórico de racismo institucionalizado como os EUA, o preto é quem carrega a bandeira da justiça, da moral e da igualdade. É a matemática do canhestro raciocínio cotista-pretista: como qualquer um, o preto erra. Mas como ele é, por associação histórica, “inferior”, seus erros são perdoados. Obama errou, falseou, desgovernou. Mas ele é preto. Pela matemática cotista-pretista, sim, ele pode.

A mesma coisa parece acontecer em relação ao sindicato presidido por Nivaldo Fernandes. Segundo o vereador Jailton Santana, o Sepuma permaneceu em silêncio durante todo o governo do prefeito Edvaldo Nogueira. Não moveu uma única mitocôndria a favor dos servidores. Mas o Sepuma é um sindicato em pleno governo de esquerda. Governos de esquerda financiam, aparelham e silenciam sindicatos. Perdão concedido.

Não sei quem é Nivaldo Fernandes. Desconheço Jailton Santana. Desconfio que possuo sorte em ambos os casos. Mas o embate entre eles é desigual. Jailton Santana faz oposição a Edvaldo Nogueira. Como em Aracaju qualquer um faz oposição a Edvaldo Nogueira, Jailton Santana representa o atual establishment. Sozinho no banheiro, o próprio Edvaldo Nogueira deve fazer oposição a Edvaldo Nogueira. A única forma de superar uma corrente tão sólida de unanimidade é apelar para outra maior ainda. Nivaldo apelou. Apelou para Obama. Com a benção democrata, conseguiu levar adiante a atualização do Estatuto do Servidor Municipal. Com a eleição de Obama, cairá na gandaia duplamente.

Obama venceu nos EUA. Nivaldo Fernandes venceu na Praça Fausto Cardoso. Obama discursou para milhares de progressistas americanos em agradecimento. Nivaldo Fernandes discursou de um carro de som para cinco pessoas de costas enquanto misturava impropérios com ufanismo de shopping center. Não tem como um não ter apoiado o outro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário