sexta-feira, 5 de outubro de 2012

ALTO NÍVEL – DE CHATICE

Debate de televisão não é espaço para discutir propostas. Nem se dá ao luxo de ser um ambiente de reconhecimento precário de alguma ‘verdadeira face’ dos candidatos. É um espetáculo de improviso. Quanto mais baixaria, melhor. Quem tiver mais cartas na manga, que as tire. Que brigue com a apresentadora. Que ridicularize a emissora e as regras. Que mostre em dois minutos de réplica a mesma agressividade e a mesma coerência de discurso com que faz diante de um teleprompter nas gravações de seus idiotizantes programas eleitorais.

Seguem algumas observações sobre o debate entre os candidatos a prefeito realizado pela TV Sergipe (4 de outubro). 
Ma Oi, vamo girar a roda, Lombardi

ALMEIDA LIMA
Em uma pantomima de autocomiseração, desistiu da candidatura em pleno ar. Mas Almeida Lima é um homem da Renascença: foi da filosofia política à ficção científica. Distribuiu utopias. Apontou o dedo para latifundiários urbanos. Propôs um Big Bang político para Sergipe. Invocou-o sessenta e duas vezes sob a alcunha de “Nova Ordem Política”. Engenhou uma usina de lixo digna de Mad Max 3. Prometeu, com ironia, um Veículo Leve sobre as Águas e sobre o Ar. Chamou atenção para a decrepitude, a ainda não comprovada corrupção e a incapacidade empreendedora do candidato faltoso. Fez seu dever de casa, e deixou de dar respostas repetitivas para não perder a oportunidade de atacar a tribuna vazia. Foi a estrela da noite. O único capaz de segurar um debate entediante e administrado com insegurança. O único capaz de conduzir um espetáculo de improviso.

Ponto alto:
A relação que fez entre o alinhamento de Valadares Filho com a presidente e a não aprovação de duas emendas milionárias citadas pelo próprio deputado federal – prova de que ser aliado não garante recursos. Tática de raposa. Valadares jamais voltou ao assunto.

Ponto baixo:
Suas ideias para a classe das ‘mulheres trabalhadoras’ de Vera Lúcia. Enquanto falava, seu cérebro parecia empenhado em algo indiscutivelmente mais importante, como a localização da chave do carro.

VALADARES FILHO
Contagiante como um pepino. É a estratégia correta para quem não quer mudar o andamento das coisas – que, pela maré das desconfiáveis pesquisas, estão boas para sua candidatura.

Ponto alto:
Não existiu. Foi polido e correto durante toda sua participação e distribuiu discursos de plástico. Permaneceu agarrado a uma mediana que não interessa à televisão. Foi tímido nos ataques e se ateve a rascunhos retóricos de propostas, emulando na tribuna seu chatíssimo programa eleitoral. Pode ter transparecido uma imagem serena e equilibrada, o que não alterará seus números.

Ponto baixo:
Exagerou na cordialidade e quase entregou ao maior combatente de cargos comissionados da paróquia, Reynaldo Nunes, um cargo comissionado.

VERA LÚCIA
Contundente em 30% de seu tempo, regida por uma suposta pedra de brita perdida em sua boca pelos outros 70.

Ponto alto:

Vários. Como frequentadora de boas boutiques de esquerda, Vera Lúcia sabe conduzir o discurso hostil dos eternamente derrotados. Ridicularizou os estacionamentos de Valadares Filho. Apontou a natureza caduca do Pró-Mulher de Maria do Carmo. Teve tempo, até, de demonizar o coitado Pré-Caju. Previsível, mas ativa. Movimentou a discussão.

Ponto baixo:
“Descanso da carne”. Não achei isso nos Dez Mandamentos. Nem em Bakhunin.

REYNALDO NUNES
Postura de azarão, discurso de azarão, inexpressividade de azarão. Foi um rapaz educado, com algumas propostinhas no bolso e nenhuma intenção de magoar ninguém.

Ponto alto:
Sua lembrança de que a administração pública deve ser impessoal foi rápida e sofisticada diante da média de discurso que apresentou. Obrigou Almeida Lima a ser sincero na réplica.

Ponto baixo:
Sua coesão discursiva de quem foi empurrado aos trancos pra falar na frente da sala. Não conseguia emendar uma frase na outra. No fim, teve de apelar para um discurso digno de propagandas institucionais do TSE.

JOÃO ALVES
Desempenho meio sumido.

Ponto alto:
Transparência.

Ponto baixo:

Um quê de invisibilidade nas respostas.

Um comentário:

  1. kkkkkkk... Parabéns cara! Ao contrário do debate de ontem na TV Sergipe, sua análise foi muito movimentada, com aquele gostinho de quero-mais, cheirinho de bolo assando, no aguardo da guloseima sair do forno e deliciar-se com uma bela fatia! Parabéns mais uma vez e aguardo, como um garoto levado, sua análise das Eleições deste 7 de outubro!

    ResponderExcluir